domingo, 25 de dezembro de 2011

Bom Natal!...

Lembro-me de quando eu era criança. Minha curiosidade nos dias que antecediam o Natal ia aumentando com cada presente que eu via marcado com a etiqueta “não abra antes do Natal”! Quando eu pensava que ninguém estava vendo, eu me arrastava para debaixo da árvore, apertava, chacoalhava os presentes, tentando adivinhar se o que estava embrulhado por aquele papel era o meu desejado presente. Então, na véspera de Natal, eu ia para a cama e sonhava com o que encontraria na manhã seguinte, ao abrir os presentes. O presente que desejo partilhar com você hoje é bem diferente. Nele está escrito: “Abra antes do Natal e use-o durante o ano todo!” O verdadeiro Natal acontece de coração para coração. O presente do coração de Deus é o oferecimento de Cristo a todos nós.
Majo
Dezembro/2011.




" A vida nos torna caçadores. Para sairmos vitoriosos, precisamos nos armar com a mais poderosa das armas. Essa arma é a prece".
Rebbe Nachman

         A prece também nos põe em contato com o futuro - com tudo em que podemos nos tornar quando transformamos em realidade os desejos mais íntimos de nosso coração, e quando finalmente atingimos a plenitude, que é um direito inerente a toda a humanidade.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A arte do origami é para ser: instrutiva, prazerosa e divertida!



A origem do origami, que significa ‘papel dobrado’ (verbo ori – dobrar, e kami – papel – juntando-se as duas palavras flexiona-se o verbo e sonoriza-se o k, ficando origami), é desconhecida. Acredita-se que os primeiros primórdios da técnica do origami tenham surgido com uma decorrência natural devido à invenção e divulgação do papel, e ainda que esteja relacionada com costumes ou crenças religiosas de épocas passadas.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, em certa ordem,
dando origem a desenhos complexos.
No mundo atual, existem aplicabilidades da técnica do origami em vários setores.
O origami pode ser encontrado em propagandas comerciais, móveis, roupas, livros e na ciência.



Antes de iniciarmos as dobras no papel para obtenção de um bom trabalho se faz necessário conhecer algumas dicas:
*      · Trabalhe em cima de uma superfície plana, lisa, firme e com claridade;
*      · Procure utilizar papel fino se o modelo desejado tiver muitas dobras;
*      · Se for iniciante faça uso de papeis mais em conta;
*      · As mãos devem estar sempre limpas para não sujar o trabalho;
*      · Antes de iniciar as dobras, verifique se conhece os símbolos que serão utilizados, caso não conheça pesquise antes;
*      · Sempre que o trabalho tiver medidas especificadas siga-os;
*      · Marque bem os vincos com a unha;
*      · Acompanhe o passo a passo corretamente;
*      · Para executar com perfeição não tenha pressa, é fundamental ter paciência para obter êxito;
*      · Caso atrapalhar-se na seqüência do diagrama, não se desespere! Compare o que    já fez com o diagrama, se preciso for, recomece calmamente;.
*      · É necessário praticar varias vezes alguns modelos para obter perfeição;
*      · Para praticar os modelos reaproveite os inúmeros papéis de propagandas que recebe nas ruas;
*      · Se tiver dificuldade em seguir o passo a passo, dê uma pausa para descansar e ter uma melhor concentração;;.
*      · Caso não disponha de papeis coloridos para realizar o origami, faça uso de folha      sulfite pintada com giz de cera deitado, que além de colorir, o giz impermeabiliza e
      conserva o trabalho por mais tempo.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reciclagem de embalagem

 Na Páscoa, ganhei da minha filha Maryelise , um ovo de chocolate  envolto com a embalagem que foi reaproveitada com origami. Achei que ficou legal. Na hora que terminei o trabalho,  dei de presente a uma prima muito querida Wilma, que ficou maravilhada. De um lado tem um casal e do outro uma casa. Tente, invente e façam algo diferente... Bjos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VIAGENS AO MUNDO DO ORIGAMI


O origami começou a ser bastante utilizado como ferramenta complementar às aulas teóricas; a técnica de formar figuras com dobras no papel estimulam alunos a aprender sobre os temas propostos nas aulas favorecendo a atenção, a concentração, o raciocínio, além de trabalhar a coordenação motora, a motricidade fina e a noção de espaço.